RESUMO
Código: 124
Área Temática: Ensino de administração

 

Abrir
Arquivo

 
O Grupo Focal Como Estratégia Metodológica em Administração
 
Buscou-se, neste artigo, responder à questão de como o grupo focal pode ser utilizado como estratégia metodológica para ser aprofundada na pesquisa e no processo de ensino-aprendizagem em Administração, consoante com os objetivos de analisá-lo e discuti-lo, por meio de reuniões com seis grupos focais, subdivididos em três, compostos por estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica de duas universidades distintas, ambas na cidade de São Paulo. Foi utilizado o método da análise do conteúdo das discussões desses grupos, associado aos fundamentos teóricos. Após discutir, epistemologicamente, os aspectos ligados ao grupo focal e suas características, também em resposta à questão formulada, é possível afirmar que os resultados obtidos com esses seis grupos são válidos por considerar-se que o método foi usado para um problema adequado à investigação. As evidências que apoiaram as interpretações estiveram claras e podem ser verificáveis, quer por fatos, que pela segurança nas teorizações e argumentações. Nesta pesquisa, o grupo focal apresentou peculiaridades que o distinguem de outros contextos vistos na literatura e é possível se conjecturar que, a procura de significados, cuja abrangência de propósitos se diferencia em relação a outros campos de estudo, pode significar uma contribuição para futuras pesquisas no campo da Administração.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: