RESUMO
Código: 15
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Ensino em Empreendedorismo: Desafios da Compatibilização de Demandas Acadêmicas e Perspectivas de Mercado
 
A atividade empreendedora de forma incremental tem sido alvo de estudos e reflexões pautados pela observação sistemática do ensino e aprendizado do fenômeno empreendedor. Dentro dessa perspectiva emerge a questão central do estudo, que visa analisar como o ensino de Empreendedorismo vem sendo disseminado em Instituições de Ensino Superior. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se de cunho exploratório, descritivo e adota o método misto. Os dados qualitativos visam extrair do docente da disciplina de Empreendedorismo como a mesma vem sendo ministrada, e os dados quantitativos visam identificar como a disciplina é avaliada pelos alunos. Para obtenção de dados qualitativos utiliza-se a entrevista semi-estruturada, e para a obtenção de dados quantitativos, utilizam-se questionários de perguntas fechadas. A análise dos dados aponta que a disciplina tem como objetivo estimular o desenvolvimento de uma proposta educacional instigadora e desafiante, que contemple o aprimoramento das potencialidades criativas dos alunos, levando-os a perceber novas opções de emprego, de rentabilidade e reorientação de carreira. Cabe ressaltar que o modelo de ensino tradicional não mais preenche as necessidades e expectativas de mercado e para que a metodologia de ensino seja coerente com a expectativa exigida deve-se procurar equilibrar teoria e prática, além de atividades que estimulem o processo criativo.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: