RESUMO
Código: 554
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Pensamento Schumpeteriano: Uma Revisão no Contexto da Casas Bahia
 
No contexto atual, a empresa que não é inovadora, não é líder de mercado. Ao se analisar uma empresa sob a ótica da inovação, isto é feito de maneira generalizada e com viés manufatureiro e/ou industrial, pois, as inovações tecnológicas são mais afeitas ao produto tangível que aos serviços. Este trabalho tem por objetivo identificar a aplicabilidade na atualidade, dos principais temas fundamentados na teoria schumpeteriana da inovação. Segundo Schumpeter, a figura do empresário é preponderante e essencial na empresa que tem cinco modalidades fundamentais de inovação. Considerando este contexto, pretende-se secundariamente diagnosticar se as cinco modalidades de inovação propostas pelo autor, ainda prevalecem atuais dentro de uma empresa líder de mercado. Neste caso, selecionamos para este estudo a empresa Casas Bahia. Para tanto, este envolve uma revisão de literatura, seguida de uma análise da empresa à luz da fundamentação teórica, que permite corroborar a atualidade da teoria schumpeteriana, através da identificação na Casas Bahia das cinco formas de inovação e da atuação do empresário, principais conceitos da teoria em evidência.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: