RESUMO
Código: 643
Área Temática: Administração geral

 

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Tendências da Utilização de Abordagens Paradigmáticas Nos Estudos de Aprendizagem Organizacional
 
Um dos retratos da evolução da formação das escolas de pensamento ou de correntes teóricas como o funcionalismo e a teoria crítica é o modelo de paradigmas desenvolvido por Morgan e Burrell (1979) com grande impacto para as ciências sociais. Assim, essa pesquisa teórico-empírica propõe-se a fazer um movimento exploratório para entender as tendências das abordagens paradigmáticas nos estudos de aprendizagem organizacional. Pretendeu-se analisar e discutir os diferentes paradigmas – declarados e não declarados – que dão sustentação às pesquisas nacionais sobre esse tema com base nos estudos e no modelo de paradigmas de Burrel e Morgan (1979). Para tanto, foi conduzida uma revisão de literatura ou bibliográfica nos periódicos com avaliação mínima B2 no sistema WebQualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), nos anos de 2001 e 2009. Os resultados mostram que há pouca preocupação em declarar de forma explícita paradigmas, incluindo as escolas de pensamento na temática aprendizagem organizacional. Conclui-se que nesse tema os autores ainda não conseguiram passar pelos portões do modernismo e que há uma preferência pelos paradigmas interpretativista e funcionalista.

 

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