RESUMO
Código: 720
Área Temática: Gestão socioambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Reflexões Sobre Algumas Iniciativas Para Disseminar As Práticas da Responsabilidade Social no Brasil
 
O objetivo desse trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a evolução das discussões acerca da problemática da Responsabilidade Social das Empresas no Brasil. No intuito de cumprir esse objetivo, o artigo apresenta em seu primeiro tópico “Uma breve contextualização histórica das discussões em torno da responsabilidade social da empresa”, analisaram-se os períodos de formulação do conceito de Responsabilidade Social, tendo por esteio os trabalhos desenvolvidos por autores como Carrol (1999), Cochran e Wartick (1985), O´Brien e Quazi, (2000) e Sethi (1975). Em seguida, no próximo tópico “Em busca de definições para responsabilidade social empresarial” foram expostas algumas conceituações a partir dos trabalhos de autores como Ashley (2005), Carroll (1991, 1998), Ferrell et al. (2001), Friedman (1962), Froes e Melo Neto (1999), Garcia (2004), Oliveira (2008) e Srour (2000). E por último, “A problemática da responsabilidade social no Brasil” resgatam-se as iniciativas surgidas nos últimos anos com o intuito de incentivar as empresas na adoção dos preceitos da Responsabilidade Social. Foi dado um enfoque especial às iniciativas brasileiras.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: