RESUMO
Código: 886
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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A Difusão de Conhecimentos Adquiridos em Uma Disciplina de Gestão Ambiental: Uma Aplicação do Modelo Seci
 
Neste estudo buscou-se analisar o processo de geração do conhecimento em uma disciplina do curso de Gestão Ambiental de uma Instituição de Ensino Superior no Estado do Tocantins. Os pontos de partida teóricos foram: Conhecimento e gestão do conhecimento e a transferência do conhecimento. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º e 4º períodos do curso. Foram entrevistados 55 alunos dos 62 matriculados. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma adaptação do instrumento desenvolvido por Huang e Wang (2000). Foi utilizada a escala de Likert de 6 pontos para medir os atributos, levando em conta a variação do primeiro ponto ser fator negativo e o sexto ponto fator positivo em concordância com o atributo relacionado ao SESCI. Ao analisar os dados foi possível perceber que todos os entrevistados utilizam-se do SECI para adquirir conhecimento. Identificou-se que todos os processos que compõe o SECI, possuíram altos índices de concordância. Dos 20 atributos avaliados pelo menos 17 apresentaram em média 50% entre os que concordam totalmente (sexto ponto) e concordam muito (quinto ponto) com assertiva proposta, isso sem levar em conta a variável concordo pouco (quarto ponto). Isso quer dizer que quanto mais positivamente às respostas são nas categorias relacionadas às perspectivas socialização, externalização, combinação e internalização, mais evidente fica a hipótese de que ao cursar a disciplina de recuperação de áreas degradas, o acadêmico difunde o conhecimento adquirido segundo o modelo SECI.

 

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