RESUMO
Código: 932
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Características Comportamentais Empreendedoras Relevantes e Comuns: Um Estudo Com Os Alunos Membros de Duas Empresas Juniores
 
Este estudo objetiva identificar características comportamentais empreendedoras (CCE’s), segundo McClelland (1972), que sejam comuns e relevantes, entre os alunos de duas empresas juniores: Multiconsultoria e Flora Junior. Estudos realizados por McClelland e Winter (1971) e McClelland (1972) identificaram dez principais características comportamentais do empreendedor. Trata-se de um estudo de caso baseado em uma pesquisa de campo de caráter descritivo. O universo desta pesquisa foram 32 alunos das empresas juniores. O instrumento de coleta de dados foi a replicação do questionário de McClelland (1972) sobre as CCE’s, bem como um questionário misto para levantamento de dados sócio-demográficos dos alunos. Os resultados demonstram atitudes ou comportamentos que os caracterizam como empreendedores, pois alcançaram média superior a quinze pontos em todas as CCE’s. Três características comportamentais mostram-se de grande relevância para os membros das empresas juniores, duas delas relacionadas à categoria Planejamento: Estabelecimento de Metas e Busca de Informação e uma característica relacionada à categoria Realização: Comprometimento.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: