RESUMO
Código: 971
Área Temática: Ensino de administração

 

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Professores Universitários: Competências Necessárias e Exercidas Por Docentes de Cursos de Administração de Minas Gerais
 
Presenciou-se, nos últimos anos, o aumento do número de cursos, vagas e instituições de ensino superior no Brasil. Na medida em que existem mais vagas e mais alunos é natural a necessidade de um número maior de professores universitários para ocuparem os cargos nas instituições de ensino. Estes profissionais, mediante combinação de competências com suas características pessoais, as exigências do ambiente e as expectativas dos estudantes, podem contribuir para a eficácia da aprendizagem. Diante desse contexto que se desenvolveu essa pesquisa cujo objetivo foi analisar as competências dos professores do curso de administração de instituições de ensino superior de Minas Gerais. Optou-se por uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com doze docentes de cursos de administração de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti que auxiliou no ordenamento dos dados coletados. Foi elaborado um quadro teórico com onze competências necessárias aos docentes do ensino superior e, a partir deste quadro, foram analisadas as competências exercidas. Apenas o trabalho interdisciplinar não é praticado por nenhum dos pesquisados enquanto três competências são exercidas por todos os entrevistados.

 

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