RESUMO
Código: 36
Área Temática: Finanças

 

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Criação de Valor em Decisões de Investimento de Companhias Brasileiras
 
O objetivo deste artigo é verificar se a implementação de investimentos por parte de companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa, realizadas entre janeiro de 1995 e junho de 2010, resultaram na criação de valor para os acionistas. Como proxies das decisões de investimento foram utilizadas três variáveis: Variação do Ativo Permanente (VAP), Variação do Ativo Imobilizado (VIMOB) e Variação do Subgrupo Investimentos (VINV), para as quais foram constituídas três amostras, analisadas separadamente, por meio das métricas de criação de valor: Retorno Anormal (RA), Índice Market-to-Book (M/B) e Q de Tobin (QT). Em termos estatísticos, procedeu-se à comparação da média dessas métricas no período ex ante e ex post de dois anos (oito trimestres) utilizando-se do Wilcoxon Signed Rank Test. Concluiu-se que a realização dos investimentos acarretou criação de valor por meio da maximização do valor de mercado das companhias, aumentando a riqueza dos acionistas. Outras explicações para essa melhora seriam a redução nas taxas de juros praticadas pelo mercado em parte do período, o que acarretaria aumento no retorno das empresas, além da melhora no desempenho do mercado de capitais brasileiro nos últimos anos, que tende a refletir nas empresas que participam desse mercado.

 

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