RESUMO
Código: 41
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Desenvolvimento e Validação do Modelo Pls-pm Aplicado à Satisfação dos Alunos Análise da Influência dos Construtos Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Interação Estudante-professor, Dem
 
O presente estudo tem como objetivo avaliar os determinantes da satisfação dos alunos de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, desenvolveu-se um modelo PLS-PM composto por seis construtos (ENVOLVIMENTO DO PROFESSOR, INTERESSE DO ESTUDANTE, INTERAÇÃO ESTUDANTE-PROFESSOR, DEMANDAS DO CURSO, ORGANIZAÇÃO DO CURSO E SATISFAÇÃO) e oito hipóteses. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto de 51 questões, aplicado a 264 acadêmicos dos cursos de administração diurno e noturno. Adotou-se a estratégia de aprimoramento do modelo, na qual o modelo inicial foi sendo testado e aprimorado para se obter o modelo mais ajustado. O modelo final foi composto por 5 construtos e 24 variáveis. Na primeira etapa, avaliou-se individualmente cada construto, tanto em termos de validade quanto de confiabilidade. Na segunda etapa, foi estimado e avaliado o modelo integrado, composto tanto dos construtos como das hipóteses. Na primeira fase foi possível validar os seis construtos definidos originalmente. Todas as oito hipóteses testadas pelo modelo estrutural foram confirmadas. O modelo ajustado mostrou-se adequado para mensurar a SATISFAÇÃO GERAL dos estudantes de Administração da UFSM, comprovando que os construtos ENVOLVIMENTO DO PROFESSOR E INTERESSE DO ESTUDANTE influenciam positivamente a SATISFAÇÃO do estudante em relação ao curso.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: