O presente estudou analisou os resultados financeiros da maior empresa brasileira de capital aberto com destinação de faturamento predominantemente concentrada no segmento feminino, a Natura Cosméticos S.A.. Utilizando-se índices contábeis e o retorno de suas ações ordinárias comparado com o retorno da carteira Bovespa, no período de junho de 2004 a setembro de 2010, analisou-se o desempenho da empresa, fazendo-se uma relação com o perfil de consumo feminino em diferentes cenários econômicos. Para o adequado embasamento teórico, foram selecionados relatos e citações sobre a racionalidade e comportamento do consumidor, com ênfase no segmento feminino. Considerando fatores psicológicos, a crescente participação das mulheres nos mercados de trabalho e de consumo, além do poder de influência das mulheres na tomada de decisão das famílias, esperava-se que a geração de receita operacional de empresas que atendessem ao segmento feminino não fosse significativamente afetada, mesmo em períodos de recessão internacional, como no caso da crise subprime. Especificamente para a Natura, isso foi confirmado, com a manutenção de seus favoráveis indicadores de desempenho contábil e retorno acumulado de suas ações ordinárias superior ao retorno da carteira de mercado (Bovespa). |