RESUMO
Código: 1054
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Álcool Ou Gasolina? Determinantes da Escolha de Postos de Gasolina e Tipo de Combustível
 
O Brasil foi um dos países pioneiros a incentivar a produção do etanol como alternativa energética em relação à gasolina. Apesar da infraestrutura disponível e da vantagem econômica em períodos de safra, a gasolina ainda é a escolha predominante por usuários de veículos com tecnologia flex no país. Devido à importância de se entender como ocorre a escolha de combustível ao nível do consumidor, este artigo teve como objetivo verificar quais os fatores determinam a escolha de postos de combustível e como os consumidores definem o tipo de combustível que irão utilizar. Por meio de análise fatorial, identificou-se os principais determinantes dessas escolhas. Numa análise posterior os escores dos fatores foram regredidos com um modelo logit multinominal onde foi possível verificar que os fatores “conveniência” e “confiança” favorecem tanto a escolha da gasolina quanto o abastecimento misto, ao passo que os fatores “crenças” e “combustível limpo” aumentam a probabilidade da escolha do álcool. É válido ressaltar que o fator econômico não interferiu significativamente na escolha do tipo de combustível. Ainda neste estudo, identificou-se que as mulheres optam com maior valência pela conveniência tanto na escolha do posto quando do tipo de combustível do que os homens.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: