RESUMO
Código: 1138
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade e Competências

 

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Características Comportamentais Empreendedoras de Universitários Que Gerenciam Seus Próprios Negócios
 
Este estudo teve por objetivo identificar, utilizando-se o modelo de McClelland (1972), as características comportamentais empreendedoras de alunos do Curso de Administração de uma universidade do Centro-Oeste, que gerenciam seu próprio negócio ou o negócio da família. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo e quantitativo, cujo levantamento de dados utilizou um questionário com duas partes: a primeira abordou fatores contextuais e dados pessoais dos respondentes e a outra constituiu um instrumento de autoavaliação das dez características comportamentais dos empreendedores (CCEs), elaborado por McClelland (1972) e extraído de Batista (2004). A amostra por acessibilidade abrangeu 21 alunos gestores de empresas, que se dispuseram a participar da pesquisa. O estudo mostrou que os respondentes empreendem por oportunidade, na maioria têm influência de pais empreendedores e se dedicam mais ao negócio do que aos estudos. Quanto às características comportamentais empreendedoras, foram identificadas como mais fortes entre eles o comprometimento, a exigência de qualidade e eficiência, a busca de oportunidades e iniciativa e o planejamento e monitoramento sistemático. Tiveram médias abaixo do critério no grupo as seguintes características: estabelecimento de metas, persistência e busca de informações.

 

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