RESUMO
Código: 1145
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
A Educação Online Chegando Na Pós-graduação Stricto Sensu: O Que Pensam Os Sujeitos Que Vivem Essa Experiência?
 
O sistema educacional brasileiro possui assimetrias de toda ordem. Na pós-graduação stricto sensu a concentração existente, em algumas regiões e em alguns estados, no que se refere à oferta de cursos, número de ingressantes e concluintes, tem se constituído em um dos empecilhos para o desenvolvimento social e econômico do país. Nesse cenário, a educação online se apresenta como um recurso importante na tentativa de reduzir as assimetrias existentes, pois permite romper as barreiras de tempo e espaço existentes no modelo presencial. Este artigo tem por objetivo analisar como a coordenação e os alunos de um programa de pós-graduação stricto sensu semipresencial percebem o uso da educação online. Para sua condução foi empregado o método fenomenológico e o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Os resultados indicam que embora o programa pesquisado optasse pelo uso da educação online em sua proposta, ele foi avaliado e aprovada pela CAPES por atender aos critérios estabelecidos para cursos presenciais. Nesse sentido, identificou-se a necessidade de critérios orientadores específicos para o emprego da educação online. Na percepção dos alunos, a semipresencialidade não foi o fator decisivo para a escolha do curso, mas exerceu forte influência. A redução do número de disciplinas presenciais e o incentivo à produção científica foram indicados como pontos a serem melhorados.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: