| O objetivo deste trabalho é conhecer as estratégias adotadas por mulheres empreendedoras da cidade de Teófilo Otoni – Minas Gerais. Para tanto, buscou-se conhecer as principais dimensões e escolhas estratégicas e baseou-se na taxonomia de tipos estratégicos propostos por Miles e Snow (1978) para classificação do comportamento estratégico. A metodologia de estudo foi um procedimento quantitativo-descritivo, com aplicação de questionário semiestruturado em setenta e cinco empresas de propriedade e gestão feminina. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao cenário empresarial atual em que a mulher vem conquistando cada vez mais espaço, constituindo um dado privilegiado para analisar as transformações com o público feminino contemporâneo. A análise dos dados coletados permitiu constatar a ocorrência dos quatro tipos estratégicos propostos por Miles e Snow (1978), ou seja, as estratégias defensiva, analítica, prospectora e reativa. No entanto, o comportamento estratégico predominante entre as empreendedoras foi o prospector, que baseia em uma estrutura organizacional com controle mais descentralizado e orientado para produtos, favorecendo o desenvolvimento de tecnologias. A necessidade de identificar novas oportunidades às obriga a desenvolver capacidades e mecanismos para observar o ambiente, os acontecimentos e as tendências. Por fim, o comportamento prospector tende a ser o precursor de inovações.
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