RESUMO
Código: 215
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Copo Cheio - Copo Vazio: Estágio Pós-doutoral, Face Exposta, Revisão Crítica e Agenda de Pesquisa.
 
Foram analisadas publicações sobre o tema da capacitação pós-doutoral nas bases do Web of Science, Proquest, Scielo e portal periódicos CAPES, os resultados da revisão da literatura colocam o Brasil como sendo possível agente de fronteira neste campo investigativo. Apesar das amostras com organizações universitárias diversificadas, encontram-se resultados similares entre elas, resultados esses nos quais a variável tempo de carreira emerge como principal fator explicativo à transferência positiva pós-doutoral sobre a produção científica e tecnológica. Nessa revisão nota-se que quanto ao marco teórico todos os estudos revisados, sem exceções, convergem para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento e nessa revisão crítica apresenta-se questionamentos sobre aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral, mas também apresenta-se uma visão otimista e promissora acerca deste campo de investigação.

 

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