RESUMO
Código: 261
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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Taxonomia do Porte das Empresas em Pesquisas Na Área de Ciências Sociais Aplicadas: Definição e Perfil das Médias Empresas
 
A definição da amostra de um estudo é uma das etapas mais relevantes, metodologicamente, para que o estudo permita sua contextualização e validade. No caso das pesquisas na área de ciências sociais, há uma dificuldade iminente na contextualização do porte das organizações pesquisadas. Este estudo apresenta diversas formas de definição de empresas pequenas, médias e grandes, de acordo com critérios nacionais e internacionais. A partir destas definições, dá ênfase no caso das empresas de médio porte e busca caracterizar este setor como amostra. Espera-se que este estudo contribua com esta dificuldade dos pesquisadores em delimitar o público da pesquisa. As definições encontradas baseiam-se em dois critérios principais: faturamento bruto anual e número de empregados, sendo que o primeiro é o mais utilizado nos relatórios e leis governamentais, enquanto que, nas pesquisas práticas elaboradas pelos órgãos comerciais e bancários prevalece o segundo critério. Esse critério, por número de funcionários, parece possuir maior aderência nas classificações internacionais, sugerindo a possibilidade de uma definição internacional de empresa de médio porte, conforme demonstrado nesse artigo.

 

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