RESUMO
Código: 716
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
O Desafio da Avaliação da Aprendizagem em Grandes Classes: Uma Análise A Partir da Percepção do Docente.
 
O presente trabalho teve como propósito identificar as melhores práticas de avaliação para um efetivo processo de aprendizagem dos alunos em turmas numerosas, avaliando estas práticas de acordo com a perspectiva do docente. Para tanto, foi realizado um levantamento através de questionário junto a cinquenta professores de instituições públicas e privadas, sendo os mesmos questionados acerca dos métodos de avaliação que utilizam, considerando o contexto atual de mercantilização da educação superior. Durante a análise, foram realizados testes de médias e análise de correlação. Os resultados encontrados demonstram que as práticas atuais não são eficazes para avaliar o real processo de ensino-aprendizagem diante da mercantilização da educação, na qual as turmas se tornam muito numerosas, dificultando os processos de aprendizagem e de avaliação, sendo necessário repensar os mesmos para que a avaliação faça parte do processo e não seja considerada como algo isolado. Diante da estrutura apresentada ao docente, o mesmo procura realizar atividades avaliativas em grupo, dificultando a avaliação individual do discente. Também foi identificado que este problema pode ser amenizado através de novas tecnologias de avaliação.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: