O ensino no Brasil tem sido influenciado por cinco abordagens pedagógicas, citadas por Mizukani, sendo elas: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural. Existem poucos estudos que se dediquem a conhecer a visão do aluno sobre essas teorias de aprendizagem e com quais ele mais se identifica. Então, o objetivo desse estudo é descrever as abordagens que os discentes mais reconhecem como facilitadores de aprendizagem. E assim, saber quais são os momentos em que os discentes, de uma faculdade tecnológica, apontam seu maior aprendizado, mostrando a sua respectiva abordagem pedagógica? A pesquisa caracteriza-se: quanto aos objetivos, descritiva; quanto aos procedimentos, levantamento; e quanto à abordagem do problema, é quantitativa. Aplicou-se um questionário em seis turmas. A amostra por conveniência totalizou 108 alunos, com análise estatística descritiva dos dados e teste não paramétrico qui-quadrado. Os principais resultados são: os momentos em que os alunos demonstraram maior aprendizado foram nas situações relacionadas às abordagens interacionistas; quanto ao ambiente de aprendizagem, especificamente, o aluno relaciona seu aprendizado somente à escola, mostrando que fora dela possui maior dificuldade de aprender, principalmente sozinho. Em questão de gênero e idade, não há discrepância nas preferências dos alunos, com apenas poucas ressalvas. |