RESUMO
Código: 968
Tema: Marketing global e outros temas

 

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Futebol Além dos Gramados: Um Estudo das Relações Entre A Paixão e As Marcas Patrocinadoras.
 
O futebol é, indiscutivelmente, a grande paixão nacional, além de ser o esporte mais difundido pela mídia. Frente à importância desta modalidade para um público específico, porém massivo, o interesse por uma forma de vincular empresas a clubes de futebol com o intuito de divulgar a marca institucional torna-se uma estratégia cada vez mais adotada. Para tanto, as organizações lançam mão de uma ferramenta de marketing: o patrocínio. Este estudo busca entender se a associação de uma marca a um clube de futebol é afetada ou não pela condição momentânea do time, bem como se o próprio sentimento que o torcedor tem pelo clube influencia a imagem da marca anunciada. Ao todo são testadas 5 hipóteses. Com exceção da hipótese 4, todas as outras são mantidas e permitem concluir que a percepção da marca patrocinadora de um clube de futebol parece ser mais bem vista quando associada à imagem do atleta símbolo da equipe. Do ponto de vista gerencial, entende-se que para utilizar o patrocínio como forma de obter retornos financeiros e institucionais, é fundamental a imagem da marca estar, vinculada à imagem do atleta símbolo, visto a paixão pelo clube não se transferir diretamente para a marca patrocinadora.

 

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