RESUMO
Código: 1015
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão da Sustentabilidade em Fazendas Agropecuárias: O Uso de Indicadores Na Pecuária de Corte
 

Este estudo teve por objetivo identificar o uso de indicadores de sustentabilidade e o nível de tecnificação em propriedades produtoras de bovinos de corte na região Centro-Oeste do Brasil.

Este estudo tem uma abordagem quantitativa e baseia-se de uma análise descritiva com a aplicação de 57 questionários por telefone que buscaram mensurar o nível de tecnificação e o uso de indicadores de sustentabilidade em propriedades rurais de pecuária bovina de corte.

Kleindorfer; Singhal; Van Wassenhove (2005) destacam a importância da gestão de operações na factibilidade da produção sustentável. Além disso, Veleva et al. (2001) apontam que o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis é contínuo e evolucionário havendo diferentes níveis de controle e gerenciamento até o uso integrado de indicadores de sustentabilidade. Onde o uso desses indicadores dependem de diversos fatores técnicos e temporais (Ripoll-Bosch et al., 2012)

. Os resultados apontaram que existe um uso pouco desenvolvido de indicadores gerenciais além dos econômicos, deixando de lado ainda os fatores sociais e ambientais na gestão das fazendas. Além disso, observou-se uma possível relação entre o nível de tecnologia produtiva sendo empregada no campo e o uso desses indicadores. Também foi possível verificar a escassez de iniciativas práticas que promovam o uso de práticas sustentáveis neste segmento produtivo nas regiões estudadas.

Este trabalho contribuiu ao suprir lacunas existentes em relação ao uso prático de indicadores de sustentabilidade em propriedades rurais. Além disso, trouxe uma abordagem multidisciplinar para o estudo do agronegócio com a abordagem da administração de operações sustentáveis. Tornando-se base para a elaboração de estudos mais aprofundados que abordem estas características gerenciais dentro deste setor.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: