RESUMO
Código: 1019
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Comportamento de Cidadania Organizacional: Um Panorama da Produção Científica Nacional no Período de 2001 A 2012
 

O presente estudo bibliométrico se propõe a apresentar uma caracterização das pesquisas nacionais sobre o tema Comportamento de Cidadania Organizacional, a partir da análise dos artigos publicados nos últimos 12 anos, compreendendo o período de 2001 a 2012, nos principais eventos e periódicos nacionais da área de Administração.

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliométrica, realizada a partir do levantamento de artigos sobre Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO), publicados no período de 2001 a 2012, nos principais eventos brasileiros de Administração e periódicos nacionais da área. Os eventos pesquisados são os da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) e os periódicos são os destaques na área de Administração, segundo indicação em diversos levantamentos.

A definição mais amplamente aceitável para o conceito de CCO pertence à Organ (1988) que compreende que a cidadania organizacional está associada a um conjunto de contribuições informais que os participantes de uma organização podem manifestar ou inibir, sem ter que responder a sanções ou objetivos formais. Para Mackenzie, Podsakoff e Podsakoff (2011) são comportamentos espontâneos e cooperativos, os quais podem ser eficazes e essenciais para a obtenção de vantagem competitiva.

Foram identificados 18 artigos sobre o tema, sendo oito publicados em eventos e dez em periódicos nacionais da área. A UnB destacou-se com três estudos realizados por dois pesquisadores e a Universidade de Aveiro com a publicação de três artigos de um autor. Houve a preponderância de artigos quantitativos, do tipo survey, de natureza descritiva e com uso de questionários. Quanto ao conteúdo, os principais temas relacionados ao CCO foram os valores e a cultura.

Espera-se que este artigo contribua para despertar o interesse acadêmico pelos CCO, dada à evidência da pouca exploração da temática em âmbito nacional. Além disto, esta pesquisa fornece um panorama da produção científica nacional que pode ser útil para o embasamento de pesquisas futuras. Visando ampliar este estudo, sugere-se a realização de um levantamento dos estudos internacionais, bem como um estudo comparativo da produção nacional e internacional.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: