RESUMO
Código: 1078
Tema: Inovações em TI e Redes Sociais

 

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Uso de Redes Sociais no Contexto Profissional
 

Este estudo procura responder à pergunta: “Quais os motivos que levam os alunos de pós-graduação a utilizar as redes sociais?”. Como objetivos buscou-se: examinar o grau de uso das redes sociais, particularmente o LinkedIn; examinar o grau de uso da plataforma Lattes pelos alunos de pós-graduação; identificar o grau de conhecimento da relevância da plataforma Lattes na avaliação CAPES dos cursos de pós-graduação e; hierarquizar as redes sociais pela frequência de uso.

Esta pesquisa é um estudo exploratório. A metodologia adotada foi de uma pesquisa quantitativa, não experimental, utilizando-se como ferramenta de coleta de dados um questionário online, sendo a pesquisa realizada em junho de 2013. Em linha com o objetivo da pesquisa, a amostra foi composta por alunos regularmente matriculados no curso de pós-graduação da FEA-USP.

Há uma vasta literatura estudando diferentes pontos de vista para o grau de uso das redes sociais. Pfeil e colaboradores (2009) fizeram um estudo sobre a relação entre idade e uso de diferentes redes sociais. Ellison et al (2006) estudaram o uso da rede social Facebook entre 250 estudantes de graduação da Universidade do Estado de Michigan, EUA. Hew & Cheung (2012) fizeram um estudo sobre a experiência de estudantes de Singapura no uso da rede social Facebook.

Por meio deste estudo foi possível identificar quais motivos levam os alunos de pós-graduação a usar as redes sociais computacionais típicas para um ambiente profissional. Foram considerados nesta pesquisa o LinkedIn e a Plataforma Lattes, essa última ainda não estudada em meio ao seu público alvo, a academia. Os resultados indicaram que os respondentes consideram que a socialização, o aprendizado, a expressão de opinião e a empregabilidade são motivos de uso de tais redes sociais.

Esta pesquisa, portanto, é uma contribuição à linha de pesquisadores que estudaram as interações das pessoas por meio do computador. Podemos considerar que as primeiras formas de interação via computador eram acadêmicas, e promoviam o debate científico, conforme mostra a pesquisa de Herring (1993).

 

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