RESUMO
Código: 1081
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendizagem Na Prática: Uma Análise da Estruturação do Núcleo de Concurso Docente em Uma Instituição Federal de Ensino
 

Investigar como ocorreu a aprendizagem individual e organizacional no Núcleo de Concurso Docente de uma Instituição Federal de Ensino Superior, a partir da nova legislação regulamentadora de concurso adotada pela Instituição, sob a perspectiva teórica de Senge (1990), Kim (1993, 1998) e Probst e Büchel (1997). Específicos: relacionar os elementos das teorias com os procedimentos praticados pelo Núcleo; descrever como ocorreram os processos de aprendizagem de 1º , 2º e 3º nível no referido Núcleo

Pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, através de estudo de caso com uma única unidade de análise. A coleta dos dados ocorreu inicialmente através de uma pesquisa bibliográfica acerca dos principais teóricos sobre aprendizagem individual e organizacional. Concomitantemente, foi feita a pesquisa de campo junto ao órgão em estudo com o intuito de observar os fatos tal como ocorrem e perceber as relações estabelecidas, por meio da análise documental e entrevistas com os servidores do Núcleo.

O processo de aprendizagem defendido por Senge (1990) sugere cinco disciplinas, através das quais a pessoa se modifica, adquirindo novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência. Kim (1993, 1998) desenvolve um modelo de integração entre a aprendizagem individual e organizacional. Para Probst e Büchel (1997), a aprendizagem individual é um produto da reflexão de cada pessoa, que muda suas formas de pensar, compreender e, consequentemente, seus comportamentos.

Ao se confrontar os elementos das três principais teorias abordadas pela pesquisa com os procedimentos praticados pelo Núcleo estudado, pode-se averiguar a ocorrência da aprendizagem a nível individual e organizacional, assim como a transição entre esses níveis. As análises efetuadas quanto às abordagens teóricas propostas pela teoria contemplada no estudo e as práticas verificadas no Núcleo se mostraram bastante associadas, demonstrando a pertinência dessas perspectivas teóricas para o estudo.

Colaborou para melhor entendimento a respeito dos processos de aprendizagem ocorridos no setor pesquisado, a partir da nova legislação regulamentadora de concursos adotada pela Instituição. A pesquisa trouxe também contribuições no sentido de provocar reflexões sobre a necessidade de aprendizado permanente por parte das organizações públicas, tanto da perspectiva individual como coletiva, visando fazer frente às crescentes demandas da sociedade por serviços públicos eficientes e de qualidade.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: