RESUMO
Código: 1116
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

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O Impacto da Convivência Com Pessoas Deficientes Nas Concepções de Deficiência de Uma Amostra de Discentes de Administração
 

O objetivo geral deste artigo é verificar o impacto que a convivência com pessoas deficientes gera nas concepções de deficiência de uma amostra de discentes de Administração.

Foi realizada uma pesquisa de campo com 336 discentes regularmente matriculados em dois cursos de Administração de duas universidades públicas localizadas na cidade Fortaleza, estado do Ceará. O instrumento de pesquisa foi composto pelo Inventário de Concepções de Deficiência (ICD) de Carvalho-Freitas (2007) e por questões sócio-demográficas. O tratamento se deu por meio de estatística descritiva, testes de adequabilidade da amostra e do instrumento, Análise Fatorial e Análise de Regressão Linea

A revisão teórica foi construída com foco no debate acerca dos critérios estabelecidos para a classificação da deficiência no Brasil e no mundo valendo-se de autores como Omote (1996), Mendonça (2003) e Fernandes (2003). Tratou-se da visão social do assunto fundando-se principalmente em Pereira (2009) e Carpentern (2011). Por fim, abordou-se o construto “Concepções de Deficiência” de Carvalho-Freitas (2007) que serviu de teoria central deste trabalho.

As hipóteses suscitadas não puderam ser rejeitadas em função dos resultados alcançados. Verificou-se que o convívio com pessoas deficientes impacta positivamente as concepções de deficiência da amostra excetuando-se a concepção de que a deficiência implica em pior desempenho no trabalho. Por esboçar uma visão negativa acerca do tema, tal assertiva foi impactada negativamente pela convivência. As concepções de deficiência destacadas pelos discentes revelam que encararam o assunto como aspecto so

A inclusão mecânica não garante respeito e nem humanismo ao profissional deficiente. Tal aspecto da inclusão repousa na subjetividade das concepções do gestor sobre o assunto. Nestas condições, é necessário que o gestor tenha uma visão que proporcione a concretização dessa realidade. Portanto, conhecer as concepções de deficiência dos discentes de Administração é relevante pois estão sendo preparados para serem possíveis gestores que influenciarão os rumos de inclusão do deficiente em qualque

 

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