RESUMO
Código: 260
Tema: Inovação e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Redes Colaborativas de Inovação e Suas Contribuições Para A Vantagem Competitiva de Um Cluster Comercial
 

O presente trabalho objetiva caracterizar e analisar, de maneira exploratória o processo de colaboração e competição em cluster comercial paulista, utilizando fontes variadas de informações, entre elas a visão de seus dirigentes, possibilitando uma melhor compreensão das práticas administrativas exercidas pelas empresas para atingirem os seus propósitos organizacionais.

O estudo foi dividido em duas partes, sendo a primeira uma revisão teórica acerca da criação de redes de colaboração e clusters, da evolução do conceito de inovação, e apresentação do modelo. Na segunda, a natureza do estudo foi empírica, sendo realizada uma pesquisa por meio de um estudo de caso, onde puderam ser caracterizadas a rede colaborativa, as atividades de inovação e as formas de competitividade existentes entre as lojas do cluster.

Para tanto utilizamos o modelo de Carneiro et al (2007), que caracteriza uma rede colaborativa segundo um conjunto de atributos agrupados em seis dimensões (relações, contexto, motivação, atores, recursos e atividades), incluindo os elementos necessários para aumentar o poder competitivo dos clusters, segundo Porter (1998).

No cluster estudado da Rua São Caetano não existe atualmente um líder claro da rede, desde a dissolução da Associação de lojistas há uma liderança “informal” das maiores lojas. Trabalhar em colaboração com os outros lhes permitem atingir vantagem competitiva de um modo mais rápido, mais barato, com menos riscos e ruptura nas suas atividades tradicionais. Os processos de inovação são compartilhados pela mão de obra que é treinada no novo processo, e repassa esta informação para os outros lojistas

Esta pesquisa tem limitações, já que é baseado apenas em um exemplo de cluster, mas é relevante de ser estudado com a finalidade de gerar bases para pesquisas futuras, que poderão abordar outros exemplos e amostras mais representativas, com o propósito de se ampliar os resultados alcançados e a margem de generalização.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: