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Código: 360
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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Redes Na Educação A Distância: Uma Análise Estrutural do Sistema Uab em Minas Gerais
 

A partir do surgimento do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de democratização do acesso à educação no Brasil, torna-se necessário avaliar o potencial das relações entre os atores envolvidos (Instituições de Ensino e municípios), sendo objetivo desse artigo analisar a estrutura institucional da rede formada em Minas Gerais, identificando, por meio de indicadores de densidade e centralidade, a eficácia do sistema UAB em relação a democratização do acesso à educação.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa (aspectos relacionais) e quantitativa (aspectos estruturais) de caráter exploratório-descritivo, sendo composta por um estudo bibliográfico sobre redes interorganizacionais e Educação a Distância, com foco no sistema Universidade Aberta do Brasil, sendo complementada por um estudo empírico em dados secundários do portal UAB/CAPES. Os dados foram tabulados por meio dos softwares UCINET® e NetDraw® utilizando-se da técnica de análise estrutural de redes.

Recentemente tem-se observado um interesse expressivo em estudos envolvendo a análise estrutural de redes interorganizacionais como uma poderosa ferramenta de investigação em redes de sistema sociais (WELLMAN, 1988). Assim também, percebe-se o interesse de pesquisadores por estudos envolvendo Educação a Distância, principalmente a partir da criação do sistema UAB, que integra uma rede de instituições de ensino e municípios na expansão do acesso à educação no Brasil (ALONSO, 2010).

Os resultados demonstram uma baixa densidade de relações (20,17%) entre as instituições de ensino com os municípios participantes, apesar do destaque das instituições: UFMG, UFSJ e UFJF quanto aos níveis de centralidade, densidade e oferta de cursos na rede, demonstrando a necessidade de uma articulação mais atuantes do sistema UAB em Minas Gerais, seja na maior participação das instituições de ensino, maior envolvimento das prefeituras e, principalmente, na ampliação de ofertas dos cursos.

Frente o crescente aumento da EaD no Brasil, os resultados da pesquisa têm implicações relevantes para políticas públicas municipais e estaduais, na medida em que estabelecem uma análise aprofundada sobre a estrutura institucional da rede do sistema UAB em Minas Gerais, abrindo novas discussões e estudos sobre a eficácia do sistema enquanto política de democratização do acesso à educação, principalmente em Minas Gerais por representar o estado com a maior quantidade de municípios no país.

 

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