Identificar os principais fatores que motivam as pequenas empresas adotarem tecnologias de informação, bem como analisar os benefícios percebidos pela utilização do sistema ERP nestas empresas.
O estudo classifica-se como descritivo, com abordagem quantitativa. O universo a ser considerado abrange a totalidade de empresas que utilizam as Soluções de ERP Jiva, que somam em torno de 131 empresas. A amostra é composta por 32 gestores de pequenas empresas participantes do projeto JIVA, que implantaram o ERP para a gestão de seu negócio. Foi estruturado um instrumento de coleta de dados, com base nas variáveis apresentadas no estudo de Lunardi, Dolci e Maçada (2010).
As micro e pequenas empresas são importantes para a geração de emprego, bem como para a promoção do crescimento econômico. Essas empresas, cada vez mais, investem em TI, sendo que, nos últimos anos, empresas do ramo de TI estão visualizando as MPEs como um segmento de mercado estratégico. Os sistemas ERP são considerados como uma moderna solução de TI para os sistemas de informações, e tratam das informações de toda a empresa, relacionadas com os fluxos produtivos, comerciais e administrativos.
Os resultados apurados demonstram que identificar as melhorias proporcionadas pela adoção de um sistema ERP poderá influenciar em que seu uso seja explorado com maior intensidade e com melhores resultados para a organização. Ressalta-se que na amostra analisada os principais módulos adotados pelas empresas são: “Comercial”, “Financeiro” e “Fiscal”.
Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para demonstrar os benefícios que um sistema ERP pode proporcionar às pequenas empresas, auxiliando no processo de gestão das mesmas, bem como em suas atividades operacionais e gerenciais.
|