RESUMO
Código: 463
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

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Inovações Tecnológicas no Ensino de Administração: Um Estudo de Caso
 

O objetivo deste artigo foi o de verificar como se deu um processo de inovação organizacional em uma instituição de ensino superior visando à elevação da qualidade de serviços educacionais. Teve-se como primazia também verificar a aceitação de recursos tecnológicos como o Ambiente Virtual de Aprendizagem e o Ensino à Distância.

Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, caracterizada como qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e a técnica de pesquisa empregada foi a de entrevista em profundidade.

Ao contrário dos estudos sobre inovações que são engendradas na indústria, a inovação em serviços tem um longo caminho a percorrer dentro da pesquisa empírica e teórica, mais vasto ainda quando falamos em inovações em serviços educacionais. Segundo a literatura consultada, a tecnologia pode ser um catalisador para a mudança nos processos de sala de aula, propiciando rumos diferentes.

O estudo mostrou que a adoção das inovações tecnológicas nos serviços educacionais não apresentou os resultados esperados, houve baixa utilização dos recursos, dificuldade de uso, falta de treinamento, problemas na rede wireless, resistência ao uso, falta de interesse; exemplificando uma aplicação das novas tecnologias sem o alcance do efeito esperado na alteração de contextos e no desenvolvimento de novos mecanismos de ensino e aprendizagem.

Há pouco estudo empírico e teórico a respeito do assunto proposto, por tal motivo justifica-se a importância de coletar mais dados e trabalhar mais sobre os pressupostos existentes.

 

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