RESUMO
Código: 572
Tema: Tecnológico

 

Abrir
Arquivo

 
Sustentabilidade Na Arena da Amazônia: Estudo Sobre A Nova Instalação Para A Copa do Mundo de Futebol 2014 Na Cidade de Manaus
 

Este estudo possui o objetivo de investigar e analisar a sustentabilidade proposta pelos organizadores para as construções dos estádios e arenas que atenderão a Copa do Mundo FIFA 2014 a ser realizada no Brasil e em especial sobre a Arena da Amazônia. A ideia é fornecer uma avaliação pré-evento, examinando se as ações de sustentabilidade presente no projeto e a construção da Arena da Amazônia atendem às características de uma construção sustentável.

O tema justifica-se pela necessidade de verificar se tais ações são suficientes para trazerem resultados efetivos na busca por atingir as diretrizes de construções sustentáveis traçadas pelos organizadores do megaevento.

Este estudo é caracterizado como uma pesquisa exploratória e descritiva segundo os conceitos apresentados por Vergara (2010) e através de uma análise documental, realizado a partir de fontes secundárias como documentos e informações disponíveis nos sites da FIFA, Sinaenco, Copa do Mundo da FIFA 2014 do Governo Federal do Brasil e Portal da Transparência da Controladoria Geral da União.

Verificou-se que a baixa capacidade de gerar público e receita com o Campeonato Amazonense remete a um cenário realmente muito preocupante e desta forma fica clara a necessidade da inserção imediata de um modelo de gestão profissional que seja capaz de gerenciar a Arena da Amazônia de forma a transformar está atrativa a novos eventos capazes de complementar a receita gerada por tal empreendimento.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: