A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar, conforme os indicadores sociais do Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, divulgado pela ONU, as informações sociais voluntárias publicadas no ano de 2012, pelas oito empresas brasileiras de distribuição de energia elétrica na região Nordeste do Brasil.
O estudo analisou o nível de divulgação de empresas do setor de energia elétrica do Nordeste brasileiro nos relatórios de 2012 em relação às seis variáveis Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais. Essas variáveis foram divididas em subcategorias para análise de conteúdo e classificadas em nível de divulgação alto, médio e baixo. Os critérios de divulgação para classificação foram: aderência plena (APL), aderência parcial (AP) e omissão (O) de informações.
A abordagem sobre divulgação de informações sociais voluntárias e modelo e indicadores de RSC utilizou, principalmente: IBASE (2003); Piacentini (2004); GRI (2006); e Instituto Ethos (2012). Sobre Teoria Institucional ressaltam-se as contribuições de DiMaggio e Powell (1991) e Russo et al. (2012). No estudo do setor de energia elétrica utilizou-se, principalmente, Lins e Ouchi (2007). Em se tratando do aporte metodológico, destacaram-se os trabalhos Bardin (1979); Dias (2007).
A análise dos oito relatórios verificou que duas empresas possuem alto nível de divulgação, quatro classificam-se no nível médio e duas em um baixo nível de divulgação. As empresas CELPE e COELBA alcançaram um nível alto de transparência nas suas informações e constatou-se uma melhoria do nível de divulgação considerando a Teoria Institucional e os indicadores da ONU no Nordeste brasileiro, pois seis empresas tiveram suas informações classificadas em alto e médio nível de transparência.
O estudo também foi relevante para identificar as empresas do Nordeste que ainda precisam buscar um maior nível de transparência nas suas divulgações. No sentido de ampliar as investigações, sugere-se um novo estudo no objetivo de comparar os relatórios sociais divulgados pelas empresas do setor de energia elétrica considerando os últimos cinco anos de divulgação voluntária ou, ainda, a aplicação da pesquisa em outros setores e regiões.
|