RESUMO
Código: 669
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Análise das Publicações Sobre Strategy As Practice: Um Mapeamento do Campo Por Meio de Estudos Bibliométrico e Sociomético
 

O objetivo deste estudo é apresentar um quadro comparativo da evolução da abordagem da estratégia como prática por meio de análises sociométrica, bibliométrica aliadas às técnicas estatísticas aplicadas ao conjunto de artigos disponíveis no Web Isi of Knowledge identificando autores de maior influência, suas principais obras e discutir as contribuições para o desenvolvimento desta corrente teórica antes e após 2007.

A seleção de artigos no site ISI Web of Knowledge no mês de janeiro de 2013 com as palavras chaves “Strategy as Practice”, “Strategizing” e “Strategic Practice”. Identificados 93 artigos e aplicação dos métodos bibliométricos e sociométricos, além de análise de rede e técnicas estatísticas como correlação de Spearman para verificar relações entre as variáveis e o teste de Mann-Whitney para comparar diferenças entre médias de autores do componente principal e dos demais agrupamentos periféricos.

Segundo Whittington (1996) a perspectiva da prática em estratégia muda a preocupação da competência central da empresa para a competência prática do gerente como estrategista. Estudos bibliométricos permitem avaliar a contribuição científica em cenários específicos e do comportamento desenvolvido em redes sociais criadas pelos autores. Estudos sociométricos possibilitam analisar as redes sociais formadas por autores em uma determinada disciplina favorecendo o mapeamento da área de interesse.

Hipóteses corroboradas: A produtividade dos autores está relacionada ao papel que cada autor desempenha na rede de coautoria; As medidas de centralidade de rede podem ser utilizadas como diferenciais quanto à localização dos autores; Há diferenças estatisticamente significativas entre medidas de centralidade dos autores do componente principal e demais componentes. Parcialmente corroborada: A representatividade dos autores está relacionada ao papel que cada autor desempenha na rede de coautoria.

A análise comparativa entre os períodos analisados indica uma evolução do número de atores com coautorias dentre o grupo principal de autores da abordagem da estratégia como prática, mas ainda com elevada quantidade de autores periféricos. Os resultados indicaram haver correlação entre dados bibliométricos e sociométricos e evidenciaram que a análise de rede é uma ferramenta relevante para tratamento dos dados em diferentes períodos principalmente quanto à produtividade dos autores.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: