RESUMO
Código: 692
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa qualitativa

 

Abrir
Arquivo

 
Coleta de Desenhos Com Crianças Como Ferramenta de Pesquisa de Marketing
 

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar as possibilidades do método de coleta de desenhos como uma ferramenta de pesquisa de marketing. Para atingir esse objetivo serão apresentados diversos exemplos práticos que permitem compreender os cuidados que são necessários para realizar uma coleta eficaz que possa trazer resultados e evitar o potencial viés que qualquer prática de pesquisa qualitativa incorre.

Este trabalho apresenta a coleta de desenhos como ferramenta de pesquisa de marketing, portando o método utilizado pode ser classificado como um método qualitativo com característica projetiva. A coleta de desenhos, ao tirar o foco do respondente, torna possível a obtenção de dados que trazem uma visão mais aprofundada dos pensamentos do respondente.

O uso de desenhos como fonte de informações sobre as crianças foi disseminado a partir da publicação de um livrete sobre a arte dos desenhos das crianças em 1887 (COX, 1992). A partir disso, inúmeros pesquisadores se debruçaram sobre os desenhos das crianças como uma forma dela transmitir informações que ele não consegue verbalizar ou escrever de forma consciente (HANEY; RUSSELL; BEBELL, 2004).

Este trabalho apresentou e analisou o processo de coleta de desenhos, dando especial atenção para as principais etapas, decisões e analises que são realizadas: Seleção das crianças, Local de coleta dos desenhos, Instruindo as crianças para a realização do desenho, Acompanhando a coleta de dados, Análise dos desenhos e a categorização e Exemplos de desenhos e análises realizadas.

A principal contribuição deste trabalho é apresentar ao leitor uma técnica de pesquisa que é particularmente adequada para a pesquisa junto ao mercado infantil. Técnicas tradicionais, como aplicação de questionários, grupos de foco ou entrevistas são mais complicadas, pois a criança possui algumas restrições para conseguir verbalizar ou escrever suas considerações de forma completa. As sugestões apresentadas permitem ao pesquisador ter uma primeira experiência de pesquisa com este método.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: