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Código: 706
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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Sem Educação Não Há Solução - Uma Análise da Situação dos Municípios do Brasil Com Base em Indicadores de Desenvolvimento Social
 

Este artigo analisa a situação da educação nos municípios brasileiros, tendo como base o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), desenvolvido pelo Centro de Microeconomia Aplicada da FGV-SP e lançado em 4 de dezembro de 2012. Tem como objetivo central pesquisar quais os mais importantes índices, entre os onze utilizados pelo ISDM, para descrever a situação da educação no país, e quais os resultados eles indicam para as regiões e municípios brasileiros.

Por meio de técnicas de estatísticas relacionaram-se os diferentes índices determinando os principais no desenho do perfil da educação no país. Foram analisadas as relações entre as onze variáveis da dimensão Educação; bem como foram utilizados modelos de Regressão Stepwise, testes Anova e Análise de correspondência, para determinar as variáveis que tem mais impacto na avaliação da Educação no país.

A crescente disponibilidade de Fontes de Indicadores de Desenvolvimento Socio-Econômico, inclusive ao nível municipal no Brasil, permite não só fazer diagnósticos regionais avaliando e monitorando contextos diversificados relacionados aos impactos relativos nos avanços no desempenho das politicas de desenvolvimento local, mais inclusive sugerir planos de desenvolvimento estratégico a meio e longo prazo que possam ajudar a superar os grandes desafios do desenvolvimento no Brasil.

Após a análise e definição dos índices selecionados, leva a considerar que o país não é nem uma Belíndia (Belgica+Índia), nem uma Dinamalia (Dinamarca+Somália) como definido por Bacha (2012); é realmente composto de 2 “brasis”, um formado pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais desenvolvido e outro pelas regiões Norte e Nordeste, com problemas mais críticos. Mas estes “brasis” não são homogêneos, há municípios que fogem do perfil da região em ambos os lados

O estudo busca contribuir na definição de politicas públicas na área de educação e demonstra a necessidade de ações com foco local e atuação da gestão municipal, com planos estratégicos objetivos para problemas específicos de cada município. A educação é fundamental para o desenvolvimento do país e precisa ser trabalhada com planos de médio e longo prazo, principalmente na melhoria da qualidade de ensino.

 

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