RESUMO
Código: 730
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Efeitos da Lei de Modernização de Portos Na Utilização, Desenvolvimento de Capacidade e Crescimento Profissional dos Trabalhadores Portuários Avulsos: Um Estudo no Porto de Santos
 

Com os avanços da ciência e da tecnologia, a modernização portuária transformou a realidade dos portos brasileiros, contribuindo para a facilitação e a maximização de resultados operacionais. Mas, no contraponto da vertente modernizadora, essa transformação gerou conflitos entre classes sindicais e órgãos gestores de mão de obra. Assim, este estudo objetivou analisar os efeitos da modernização dos portos na utilização, desenvolvimento e crescimento profissional de seus trabalhadores avulsos.

O trabalho foi desenvolvido em caráter exploratório, com abordagem qualitativa, valendo-se de uma pesquisa de campo, cujos sujeitos foram TPA. O instrumento de coleta de dados foi elaborado e adaptado com base nas oito categorias dimensionais de Richard Walton, destacando-se primordialmente neste estudo, somente as dimensões 3 e 4 que referem-se exatamente à utilização e desenvolvimento da capacidade profissional e à oportunidade de crescimento profissional respectivamente.

Para a fundamentação teórica e alguns eixos teóricos foram se impondo às propostas do que se pretendia estudar, tais como: globalização e Consenso de Washington, como cenário geopolítico onde se insere a temática em estudo. Complementando esse quadro teórico, impuseram-se temas como a própria Lei de Modernização Portuária (LMP) e, um desvelar do conceito de gestão do conhecimento e capacitação profissional no segmento portuário.

Os resultados, na avaliação dos respondentes, permitiram concluir que a LMP lançou efeitos positivos na utilização e desenvolvimento de capacidade profissional dos TPA, uma vez que consideram os treinamentos oferecidos pelos órgãos competentes como favorecedores ao crescimento profissional. Todavia, indicaram divergências quanto à boa utilização do potencial profissional desses trabalhadores e, principalmente não se sentem seguros sobre o futuro profissional após a LMP.

Foi possível constatar que a Lei de Modernização de Portos dividiu a opinião dos trabalhadores avulsos do Porto de Santos/SP. Porém, estes depositam nos órgãos gestores competentes suas expectativas profissionais e pessoais. Assim, este estudo recomenda a busca de medidas adequadas, que possam oferecer oferecer inúmeras e diferenciadas formas de qualificação profissional para esses trabalhadores, na perspectiva de valorizá-los não só como profissionais, mas também como pessoa.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: