RESUMO
Código: 803
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

Abrir
Arquivo

 
A Visão Baseada Nos Recursos Nas Disciplinas de Estratégia e de Negócios Internacionais: Um Estudo Bibliométrico do Contributo Diferencial
 

O objetivo deste artigo é trazer um contributo diferencial com o estudo bibliométrico sobre a Visão Baseada em Recursos (VBR) nas disciplinas de Estratégia e Negócios Internacionais.

Neste artigo, assente num estudo bibliométrico, analisamos a utilização da VBR em duas disciplinas – estratégia e negócios internacionais - no histórico de publicações nos dois principais periódicos das disciplinas – o Strategic Management Journal (SMJ) e o Journal of International Business Studies (JIBS) -, no período 1991 a 2010.

A VBR assenta na análise interna da empresa e especificamente nos recursos que a empresa detém ou que deseja para obter vantagem competitiva sustentável. A obra de Barney (1991), ‘Firm resources and sustained competitive advantage’, foi escolhida como de referência na teoria por tratar dos recursos como forma de operacionalizá-los e por este motivo vem ganhando força nas gestões estratégicas das empresas.

Foram analisados 377 artigos publicados e permitiu concluir que a VBR tem consolidado sua importância nas duas disciplinas. Um crescimento de publicações na disciplina de negócios internacionais do que em estratégia. Uma postura diferenciada quanto às áreas de pesquisa, assentando sobre estratégia uma diversificação e em negócios internacionais uma concentração. Nos resultados se observa ausências de alguns temas e de obras recentes referenciadas.

O estudo proporcionou identificar uma incidência de VBR em novas áreas de estudo. A teoria tem um campo amplo a ser explorado evidenciados pelo crescimento em negócios internacionais e uma necessidade de ampliar os estudos de VBR confrontando-a com novas teorias, além das evidenciadas e tradicionais observadas nesta pesquisa.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: