RESUMO
Código: 804
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Entre O Saber e O Fazer: Um Estudo Comportamental Sobre A Coerência Ambiental da População de Lavras - Mg
 

Neste trabalho buscou-se traçar um paralelo entre a consciência e o comportamento pró-ambiental, tendo por objetivo medir o nível de consciência ambiental e o comportamento pró-ambiental da população do município de Lavras/MG. O propósito da realização dessa mensuração foi para descobrir se há uma relação entre o discurso pró-ambientalista e a ação efetiva em favor do meio ambiente.

Este estudo teve uma abordagem quantitativa descritiva utilizando como técnica para a coleta de dados a aplicação de questionários estruturados na população de Lavras/MG. A definição da amostra foi aferida para um nível de significância de 95%, sendo realizada com a participação de 406 pessoas desse município. Os dados obtidos foram tabulados e analisados com o auxílio do software aplicativo SPSS. Os métodos de análise utilizados foram os da estatística descritiva.

Foram utilizados como base os trabalhos com abordagens similares a pesquisa, como os de Bedante & Slongo, 2004; Pinheiro, 2009; Lages & Neto, 2002; e Bertolini & Possamai, 2005. Como construto central, este trabalho assumiu o "comportamento pró-ambiental" como sendo um conjunto de ações intencionais, pautadas em crenças, valores e motivações pessoais,cujo objetivo final seja a proteção do meio ambiente (CORRAL-VERDUGO, 2000; STERN, 2000).

A minoria da população que possui um comportamento pró-ambiental, 33% da amostra, é representada por indivíduos com idade acima de 41 anos, pertencentes em sua maioria ao sexo feminino com renda de até R$3.040,00 mensais. Quando questionados sobre o próprio comportamento, 35,8% reconheceram que exercem muitos comportamentos em favor do meio ambiente e 39,6% que exercem alguns comportamentos.

Considerando que a cidade de Lavras demonstrou, de forma geral, ter consciência das questões relativas ao meio ambiente e da importância de se preservá-lo, tomando como base Gomes (2006,) pode-se depreender que os lavrenses possuem uma boa educação ambiental. Entretanto, a grande maioria (63,3%) não reflete essa preocupação em comportamentos pró-ambientais.O que demonstra o abismo existente entre discurso pró-ambiental e ações em favor do meio ambiente.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: