RESUMO
Código: 820
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Administração Pública Brasileira Sob A Ótica da Matriz Epistemológica de Faria: Um Estudos Sobre Artigos Publicados no Enanpad Entre 2009 e 2012
 

Compreender a tipologia e o caráter epistemológico das pesquisas na área de administração pública brasileira, a partir da análise dos estudos publicados no ENANPAD entre 2009 e 2012.

O estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, realizado mediante análise qualitativa e quantitativa, conforme orientação de Bardin (2009), mediante o uso de análise de conteúdo. O corpus da pesquisa foi definido pelas publicações da área de Administração Pública extraídas dos anais do ENANPAD, nas subáreas “organizações públicas e funções gerenciais” e “dimensões intraorganizacionais das organizações públicas”, englobando uma amostra composta por 56 artigos.

A revisão teórica considerou diferentes correntes epistemológicas, como as defendidas por Kuhn (1991), Popper (2006) e Habermas (2002), adotando como modelos para a análise dos artigos os esquemas teóricos de Bruyne et al. (1977); Martins (1996) e Faria (2012). Além disso, contou com embasamento teórico sobre contexto, fundamentos e perspectivas epistemológicas da administração pública brasileira ancorado nas obras de Paula (2005), Denhardt (2012) e Castells (1999), dentre outros.

A compreensão da tipologia e do caráter epistemológico das pesquisas em administração pública permitiu a elaboração de proposições, à guisa de considerações finais: (1) a pesquisa científica em administração pública é predominantemente influenciada por sua base positivista e funcionalista; (2) o contexto societal ainda não é considerado para a compreensão dos fenômenos, dada a baixa incidência de pressupostos fenomenológicos e crítico materialista.

Diante dos resultados, surgiram inquietações que demandam uma agenda de futuras pesquisas, como a realização de estudos similares em diferentes periódicos nacionais a fim de ampliar e discutir os resultados ora apresentados e a elaboração de uma matriz ou modelo para a análise epistemológica que contemple uma dimensão pós-moderna. O estudo pode ser útil a profissionais e pesquisadores da área de administração, administração pública, epistemologia e ontologia.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: