Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os principais fatores de competitividade empresarial de uma empresa instalada em um parque tecnológico, e verificar quais são as principais contribuições do Parque para a empresa instalada.
A pesquisa apresenta quanto a metodologia um enfoque qualitativo, desenvolvido por meio de um estudo de caso. Foram analisados os seguintes fatores empresariais de competitividade: Estratégia e Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento, Capacidade Produtiva e Tecnológica, Qualificação dos Recursos Humanos e Infraestrutura.
A necessidade da criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica (EBTs) têm se demonstrado fator relevante no fomento à inovação. Dentro desse contexto, os parques tecnológicos parecem propiciar o ambiente ideal para a maturação e crescimento dessas novas empresas intensivas em tecnologia. O Parque Tecnológico e Científico da PUCRS (Tecnopuc), fundado em 2003, é um dos primeiros parques nacionais a conseguir reunir características singulares dos habitats de inovação.
A pesquisa identificou que na empresa estudada os principais fatores de competitividade empresarial são Estratégia e Gestão, Capacitação Produtiva e Tecnológica, e Infraestrutura. A principal contribuição do Parque para a empresa estudada está na Infraestrutura e nos Recursos Humanos, sendo que não se identificou interação relevante na área de Pesquisa e Desenvolvimento.
Por fim, o artigo propõem a necessidade de uma pradonização e discussão das definições de EBTs.
|