RESUMO
Código: 900
Tema: Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação Crítica da Aplicação dos Conceitos Relativos à Economia Institucional Nos Trabalhos Acadêmicos Brasileiros.
 

Este artigo tem por propósito examinar a evolução das aplicações no Brasil da Nova Economia Institucional – NEI no entendimento de movimentos estratégicos, com base nos estudos empíricos nacionais sobre Teorias Econômicas Aplicadas à Estratégia das Organizações. Foram examinados 38 trabalhos colhidos em um horizonte de dez anos, ou seja, de 2002 a 2012. Os mencionados estudos empíricos foram selecionados a partir de um levantamento nos principais periódicos nacionais especializados.

Este artigo, tem por propósito examinar a evolução das aplicações no Brasil da nova economia institucional – NEI no entendimento de movimentos estratégicos. A exemplo do trabalho realizado por Harris e Raviv (1991) em sua pesquisa acerca da política dividendos, o presente ensaio sintetiza também os resultados e os relacionam as diversas vertentes teóricas. o centro das atenções neste trabalho será os estudos empíricos nacionais sobre Teorias Econômicas Aplicadas a Estratégia das Organizações.

O exame dos trabalhos seguirá um modelo de referência de modo a facilitar o entendimento das relações entre os diversos estudos analisados.Essa discussão, permitirá que se apontem os aspectos comuns e as diferenças o que por via de consequência clarifica possíveis tendências na evolução da teoria central e suas variantes no Brasil. O conjunto das informações devidamente estruturado visa a fornecer elementos que permitam estabelecer a penetração e o progresso das idéias na academia brasileira.

Esperava-se encontrar uma quantidade maior de artigos publicados em revistas e congressos que tratam do tema. O exame dos trabalhos seguiu um modelo de referência de modo a facilitar o entendimento das relações entre os diversos estudos analisados. A Economia dos Custos de Transação e a Visão Baseada em Recursos são as teorias que mais tem influenciado a produção científica brasileira em estratégia. Parece provável que a ECT irá manter nos próximos anos a hegemonia nos trabalhos sobre estratégia

Importante salientar que os estudos empíricos levantados sustentaram as considerações teóricas de modo acentuado, revelando que as principais teorias de estratégia continuam bem atuais no meio acadêmico nacional. Como sugestões de trabalhos futuros sobre o tema, pode-se recomendar o levantamento de publicações sobre a literatura nos Estados Unidos e alguns países da Europa que, possivelmente, apresentaram um volume de publicação bem maior que a produção nacional.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: