RESUMO
Código: 953
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Impactos do Código Florestal Nas Cadeias do Agronegócio
 

O presente trabalho visa responder um questionamento: quais são os impactos que o Código Florestal tem causado nas cadeias do agronegócio? Para entender essa questão, os objetivos específicos deste trabalho são: identificar os desacoplamentos decorrentes do Código Florestal e avaliar as mudanças (compensações) ocorridas na cadeia do agronegócio em resposta ao desacoplamento causado pelo novo código florestal.

Foi realizada uma survey com agentes do agronegócio no Brasil. O questionário foi elaborado a partir do referencial teórico e a sua aplicação foi abrangente a todos os setores produtivos e segmentos que compõem o agronegócio. Uma das ferramentas disponíveis on line gratuitamente e que foi utilizada para aplicação do questionário é o Google Docs. A amostra utilizada nesta pesquisa foi não probabilística.

As ganizações estão todas envolvidas em processos de prestação de serviços a clientes finais conformando uma estrutura chamada de “rede interorganizacional”. Assim, o desempenho econômico e a sustentabilidade das operações de uma rede são decorrentes do relacionamento entre as organizações que a compõem. Esse relacionamento é relativo aos papéis desempenhados por elas em diferentes níveis hierárquicos que constituem a rede interorganizacional: identidade, relações, processos e recursos.

Os resultados encontrados neste estudo apontam uma grande diversidade de impactos que estão ocorrendo no agronegócio devido ao cumprimento da legislação do Código Florestal brasileiro. Esses chamados desacoplamentos em diversos agentes diretos da cadeia do agronegócio, assim como em diferentes níveis hierárquicos que determinam a configuração e a coordenação da cadeia. Na pesquisa, os respondentes também caracterizaram o Produtor Rural como o mais afetado pela Legislação.

Existem desafios a serem alcançados nos diferentes níveis hierárquicos da cadeia do agronegócio determinados como “compensadores” para prover o equilíbrio. É interessante apontar o ineditismo deste estudo ao utilizar conceitos de organização em cadeia e rede-interorganizacional para identificar as mudanças que estão ocorrendo no agronegócio em razão de uma mudança interna ou externa à cadeia.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: