RESUMO
Código: 17
Tema: Estratégia Competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
Dimensões do Modelo de Negócio: Os Casos das Empresas Cyrela/living e Rodobens no Programa Minha Casa, Minha Vida
 

Descrever os modelos de negócio utilizados pelas empresas de construção civil no Brasil para viabilizar os empreendimentos na habitação popular com o advento do MCMV.

Adotou-se a pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Conforme definido por Godoy (2006), esse tipo de pesquisa é o mais adequado quando estamos lidando com problemas poucos conhecidos, que têm a finalidade descritiva os quais a busca tem base no entendimento do fenômeno como um todo. Ainda para a autora, um valor importante da pesquisa qualitativa é a descrição e compreensão das reais interações humanas, sentidos, e processos que constituem os cenários da vida organizacional na realidade.

A abordagem de modelos de negócio demanda uma visão holística sobre a lógica de negócio de uma organização, em conformidade com as proposições de Osterwalder (2006), e Osterwalder e Pigneur (2010). De acordo com o modelo proposto por estes autores, um modelo de negócio é constituído por nove blocos que descrevem a lógica de como uma companhia pretende aumentar sua lucratividade.

Dessa maneira, os resultados da pesquisa, nesse item, mostraram aderências com os conceitos das dimensões descritas neste estudo.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: