RESUMO
Código: 1
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Os Múltiplos Usos do Orçamento em Empresas Catarinenses
 

O artigo investiga potenciais razões para o uso do orçamento, os seus antecedentes e as diversas características orçamentárias que influenciam o desempenho das organizações de Santa Catarina. A pesquisa justifica-se pela importância atribuída à contribuição do orçamento como um artefato integrante do sistema de controle gerencial que permite a melhoria do desempenho organizacional.

Tendo como base Hansen e Van der Stede (2004) se pretende responder a seguinte questão problema: Quais as potenciais razões para o uso do orçamento, os seus antecedentes e as diversas características orçamentárias que influenciam o desempenho das organizações de Santa Catarina? O objetivo central do estudo é investigar as potenciais razões para o uso do orçamento, os seus antecedentes e as diversas características orçamentárias que influenciam o desempenho das organizações de Santa Catarina.

O orçamento tem sido apontado como um instrumento utilizado para uma variedade de finalidades, como a avaliação de desempenho, implementação de estratégia, formação da estratégia, avaliação gerencial, comunicação, planejamento, controle e previsão (MILANI, 1975; OTLEY, 1978; SHARMA, 2002; HANSEN; VAN DER STEDE, 2004). A orçamentação, na concepção de Milani (1975), se constitui em uma das muitas atividades administrativas que surgem para provocar certos tipos de reações humanas.

A pesquisa é do tipo quali quanti. A partir de um questionário enviado para todas as empresas filiadas à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, elaborado a partir da ferramenta google docs. Os dados foram analisados utilizando-se da estatística descritiva e de métodos estatísticos de regressão e correlação entres as variáveis investigadas: Antecedentes, características e medidas de resultados.

As quatro razões do orçamento estão correlacionadas significativamente sendo p<0,05, com ênfase para a correlação da formação da estratégia. A formação de estratégia é o que impulsiona a importância dada ao orçamento. A variável competição possui uma significância de p<0,02 para a razão de comunicação dos objetivos. A satisfação é significativa e positivamente relacionada com o planejamento operacional, avaliação de desempenho, comunicação dos objetivos e formação da estratégia.