Mudanças tecnológicas, socioculturais e econômicas impactam e influenciam todo e qualquer setor da economia. Com a educação não é diferente. A educação superior no Brasil acompanha essas mudanças com um crescimento acelerado. Este artigo busca, por meio do paradigma interpretativo, descrever como os conceitos do BSC podem auxiliar o processo de gestão de uma IES, adaptados às exigências e determinações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -– SINAES.
Nesse sentido, tem-se o seguinte problema de pesquisa: como os artefatos do Balanced Scorecard, podem auxiliar uma IES para atender as exigências legais do Ministério da Educação e ainda obter resultados satisfatórios neste segmento em franca expansão e concorrência?
Ensino superior brasileiro
A reforma da educação superior no Brasil
Balanced ScoreCard
Controle e Avaliação
Como método, o trabalho se enquadra em um estudo de caso. Como técnica optou-se pela observação participante.
Em uma análise mais global, a controladoria implementada no ano de 2013, atingisse 85% dos indicadores estabelecidos, mostrando assim a eficiência e eficácia tanto do sistema de controle quanto do comprometimento dos setores responsáveis.
A implementação desta sistemática de gestão, a aceitação e o envolvimento dos colaboradores de todos os níveis da instituição foram fundamentais para o atingimento de grande parte das metas preestabelecidas.
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