RESUMO
Código: 1012
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Mensuração e Escalas de Verificação: Uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion
 

A mensuração é um dos meios pelos quais são acessados e descritos os dados para compreender os fatos e fenômenos de interesse. Ao longo das últimas seis décadas uma grande quantidade dos estudos quantitativos utilizou a escala de Likert, usada para medir concordância de pessoas a determinadas afirmações relacionadas a construtos. A alternativa sugerida é a escala Phrase Completion, que mede o construto inserindo sua intensidade no próprio enunciado da escala (HODGE; GILLESPIE, 2007).

A teoria da medição em ciências sociais e comportamentais tem avançado em seus estudos para propor alternativas que possam mensurar mais adequadamente suas variáveis. Portanto é indispensável um conjunto de procedimentos para a criação e uso de escalas que atendam aos objetivos dos estudos e demandas profissionais. Esta pesquisa visa contribuir nessas análises, por meio da verificação de duas modalidades de escalas de uso corrente em pesquisas de Administração: Likert e Phrase Completion.

A mensuração é um processo de representação, relacionando algum aspecto do mundo real com sistemas simbólicos (MARI, 1996, 1999; FINKELSTEIN, 2003, 2009). As escalas no universo das ciências sociais e comportamentais são alicerçadas em pressupostos particulares e desenvolvidas por modelos específicos. O interesse neste artigo está na análise das escalas de verificação Likert e Phrase Completion. Estas têm sido motivos de controvérsia ao longo das últimas seis décadas.

Para tanto, foram selecionados cinco itens de mensuração do construto religiosidade intrínseca, da mesma forma em que foram utilizados no estudo por Hodge e Gillespie (2003). A coleta foi realizada com 229 respondentes em duas capitais do Nordeste brasileiro. A análise de dados foi realizada com procedimentos descritivos e testes paramétricos e não paramétricos, sendo analisadas divergências e similaridades entre as métricas oriundas de cada tipo de escala (Likert e Phrase Completion).

Os resultados foram subdivididos em: (1) resultados descritivos (extração de medidas pelo teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov (teste KS) e verificou-se que a hipótese nula do teste foi refutada (a p < 0,001)) e (2) verificação da estrutura psicométrica (a sinalização geral destes resultados reafirma que em pesquisas empíricas não há maiores variações de resultados pelo uso de um ou outro método de aferição para efeito de extração de medidas descritivas das variáveis agregadas).