RESUMO
Código: 1046
Tema: Política e Estratégia Tecnológica

 

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Os Desafios da Operacionalização da Inovação Com A Política Industrial e Patentes: Estudo de Caso Com Empresas Brasileiras
 

A inovação é entendida como um resultado do desenvolvimento científico e tecnológico que se alcança através do alinhamento dos instrumentos disponibilizados pelas diretrizes de políticas nacionais com a estratégia tecnológica e mercadológica das empresas. Inovação tem uma forte correlação com o desempenho mercadológico, ao permitir buscar novos mercados e aumentar a lucratividade. Dessa forma, a vantagem competitiva se consegue através do desenvolvimento de inovações.

Compreender como a inovação pode se transformar no elemento mais relevante para as políticas e estratégias de desenvolvimento. O objetivo é identificar a utilização pelas empresas dos instrumentos de apoio à inovação. Específicos: 1) identificar o nível de conhecimento e utilização dos instrumentos de inovação; 2) medir a percepção em relação á operacionalização dos instrumentos comparada a estratégia 3) verificar a relação entre a utilização dos instrumentos com registro de patentes.

Inovação representa um elemento essencial ao desenvolvimento econômico e depende de mudanças estruturais resultantes da criação de novos produtos ou da reorganização de uma indústria (SCHUMPETER, 1985). A sobrevivência das empresas não está restrita à decisão de inovar ou não, mas de como fazê-la com êxito (TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008). Se não forem inovadoras, não serão competitivas e logo sairão do negócio. Para ser melhor, é preciso ser diferente e isso requer inovação (HARPER; PORTER, 2011).

Estudo qualitativo com realização de estudo de casos múltiplos. Uso de um roteiro de entrevistas de caráter semi estruturado. Dados extraídos em artigos de jornais e revistas, internet, documentos e comunicados das empresas. As informações foram preparadas para análise, interpretação e produção do relatório de pesquisa (CRESWELL, 1998). A análise dos casos por meio da técnica de análise de conteúdo, definida por Bardin (2000) como forma de se obter o verdadeiro significado das respostas obtidas.

Constatou-se que todas as empresas conhecem os instrumentos passíveis de serem utilizados em função do porte e da data de fundação da empresa. As três empresas não quiseram utilizar a linha de financiamento não reembolsável do BNDES. A justificativa para as três empresas conhecerem, mas não quererem utilizar algumas linhas não foi a falta de conhecimento. As empresas selecionadas para esta pesquisa estão efetivamente focadas na inovação, adotando estratégias tecnológicas ofensivas.