RESUMO
Código: 1130
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

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Vignettes: Uma Técnica de Coleta de Dados Para Lidar Com O Funcionamento Diferencial dos Itens em Levantamentos
 

Uma abordagem para lidar com o funcionamento diferencial dos itens, em levantamentos, foi proposta por King et al (2004). Os autores introduziram vignettes, que são descrições breves de situações hipotéticas sobre a vida das pessoas, e que são importantes para um domínio de interesse. O conceito implica em que o respondente avalia tanto a situação da pessoa na descrição hipotética, quanto a sua própria posição em relação ao cenário.

As vignettes emergem como uma alternativa para o problema de como resolver a questão da incomparabilidade entre grupos de respondentes que interpretam e usam as respostas de uma escala ordinal de formas distintas. O objetivo é descrever procedimentos considerados apropriados pela literatura para a criação de vignettes.

O maior desafio na construção das vignettes consiste em gerar um equilíbrio entre o rigor do método experimental e a realidade do ambiente que descrevem. Um conjunto ideal de vignettes deve apresentar um resumo descritivo que se assemelha às histórias de casos reais e cuja variação existe apenas nos fatores estudados. Uma vignette deve ser curta e informativa, além de refletir um nível médio de funcionamento, de modo que haja variância suficiente para revelar a influência de cada fator estudado.

Os pesquisadores construíram um blueprint para propor um modelo hipotético considerando os construtos flexibilidade, responsividade e coinovação dos funcionários da linha de frente de um serviço de sáude que se associam ao construto da cocriação de valores neste serviço. O segundo passo consistiu na criação dos componentes dos cenários que representassem cada um dos itens dos construtos, cuja validação foi feita por um painel independente de experts.

A revisão inicial com os experts estabeleceu que os componentes para a validação das vignettes apresentavam conteúdo plausível, claro e simples, além de correspondência semântica em relação aos seus respectivos construtos. Em relação ao conteúdo dos quatro construtos houve 100% de concordância entre os experts sobre o contexto adequado para a população de interesse, indicação dos comportamentos do cliente e do staff da linha de frente.