RESUMO
Código: 1137
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
A Importância dos Conhecimentos Contábeis Para Os Discentes em Administração: Uma Análise A Partir de Influentes de Julgamento.
 

Entendendo que a formação do administrador não é inata, mas sim desenvolvida por meio do ensino, há um conjunto de conhecimentos inerentes à função do administrador, que figura como um tomador de decisão por ofício. Neste sentido, uma base de informações é necessária no auxílio à tomada de decisão, sendo a contabilidade uma fonte de informação, porém, evidências indicam o baixo uso da contabilidade no processo decisório nas organizações.

Desta forma, a questão que move esta pesquisa é “qual a importância conferida à área de contabilidade pelos discentes do curso de administração?”, sendo aplicada aos discentes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo por objetivo de analisar a importância conferida à área de contabilidade pelos discentes do curso de administração, bem como se esta importância sofre variação após o discente estudar contabilidade.

Para compor o quadro conceitual deste estudo, discutiu-se a relação entre a administração e a contabilidade, abordando aspectos apontados por teóricos como Fayol, Marion e Iudícibus, bem como aspectos legais como as diretrizes curriculares do curso de administração. Adicionalmente à esta discussão, discutiu-se o ensino da administração e a importância dos conhecimentos contábeis na formação do administrador, tendo por tema central a tomada de decisão e a importância da informação neste processo.

Com abordagem predominantemente quantitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário aplicado à 251 discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representando 45,89% do total de discentes, bem como a ementa da disciplina "Contabilidade Geral e Custos" e o projeto pedagógico do curso. Como técnica de análise utilizou-se a diferença entre a média de julgamento dos discentes quanto à importância da disciplina antes e depois de cursá-la.

Tanto na análise global (todos os influentes de julgamento) quanto na análise por influente de julgamento se percebe um elevado julgamento da importância da área contábil para o discente em administração, porém, não se obteve resultados significativos (ao nível de 10%) quanto ao aumento no julgamento da importância da disciplina pelos discentes que já cursaram. Esse resultado vai no contra fluxo do esperado, já que o componente curricular é pensado para contribuir com a formação do estudante.