RESUMO
Código: 1164
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

Abrir
Arquivo

 
Como Mensurar A Corporate Social Performance? O Estado da Arte
 

O presente trabalho tem como objeto de estudo a Corporate Social Performance (CSP), ou Desempenho Social Corporativo. O construto é objeto de pesquisas e discussões há quase 5 décadas (Wood, 2010). Seu significado, e aplicação, têm mudado ao longo do tempo – desde a medição de investimentos em filantropia, comuns na corrente teórica da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), aos estudos posicionados no campo da Teoria dos Stakeholders.

O problema de pesquisa reside na polêmica instaurada na literatura sobre a não padronização da mensuração do CSP, assim como em seu caráter multidimensional. Apesar do longo tempo em que as pesquisas sobre o assunto são realizadas, o campo continua “controverso, fluído, ambíguo e difícil de se pesquisar” (WOOD, 2010). O objetivo da pesquisa está em evidenciar as formas de cálculo presentes na literatura científica por meio da análise de artigos encontrados na base de dados Web of Science.

A Corporate Social Performance (CSP) pode ser definida como a “configuração de princípios de responsabilidade social de uma organização empresarial, processos de capacidade de resposta social e as políticas, programas e resultados observáveis como eles se relacionam com as relações sociais da empresa" (WOOD, 1991). Muitas das questões discutidas sob o rótulo de teoria dos stakeholders começaram a serem desenvolvidas anteriormente sob o rótulo de RSE ou CSR (Friedman e Miles, 2006).

A pesquisa dos artigos em periódicos científicos foi realizada na base de dados Web of Science.A análise dos artigos foi realizada por meio da análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2009) e para tanto foi utilizado o seguinte roteiro para a análise: 1) Analisar se o artigo é teórico-empírico ou conceitual. 2) Dos artigos teórico-empíricos, listar os constructos presentes nos artigos relacionados ao CSP. 3) Descrever a composição dos constructos CSPs e as fontes de dados.

Percebe-se grande diversidade de temas relacionados ao CSP nos estudos empíricos. A dominância da relação entre o CSP e CFP foi ratificada pela presente pesquisa. Porém, adicionam-se outras áreas de estudo que podem ser objetos de refinamentos e oportunidades de estudos.Os processos de cálculo de CSP seguem majoritariamente os preceitos de Rud, Miralidhar e Paul (1998). Percebe-se liderança do uso da base de dados KLD nos estudos empíricos (44 artigos).