RESUMO
Código: 1194
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Mulheres e Valores do Trabalho: Estudo em Uma Multinacional
 

A inserção da mulher no mercado de trabalho é crescente. Tradicionalmente, as mulheres têm sido socializadas para viverem com determinados valores da esfera privada e os homens para viverem com valores da esfera pública. Homens e as mulheres chegam nas organizações com diferentes orientações psicológicas e de valores. Os valores do trabalho são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem uma base para a compreensão das atitudes e motivação das pessoas.

Diante da atual condição da mulher no mercado de trabalho, torna-se pertinente um estudo que aborde os valores de trabalho das mulheres. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em analisar a hierarquia de valores do trabalho das mulheres no intuito de fornecer informações mais concretas sobre suas motivações.

Existem algumas disparidades quando se discute a igualdade entre gêneros. Um fenômeno bastante conhecido que caracteriza essa dificuldade vivida pelas mulheres é o “teto de vidro”. O valor se refere a uma crença duradoura que um modo específico de conduta é preferível a outro. Os valores do trabalho, são crenças que guiam escolhas e comportamentos no trabalho (cognitivo), são recompensas desejadas por meio do trabalho (motivacional) e, possuem ordem de importância (hierárquico).

Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de um questionário (survey) junto a 50 mulheres em uma multinacional do ramo de bebidas. Nesse trabalho foi utilizada a escala EVT-R (Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho), composta por sete fatores correspondentes às dimensões da teoria geral de valores humanos: autodeterminação, estimulação, poder, realização, segurança, conformidade, universalismo/benevolência.

As respondentes atribuíram maior importância aos valores de Realização, Segurança e Autodeterminação, priorizando, portanto, as dimensões de primeira ordem Estabilidade e Realização Profissional. Quanto aos valores menos prioritários, percebeu-se que Poder, Estimulação e Universalismo estão em menor importância, na hierarquia de valores do trabalho das mulheres, levando a crer que, de fato, a busca por poder é mais característico dos homens em virtude do seu processo de socialização.